AFAHESP/IESVAP abraça a inclusão e acessibilidade como valores fundamentais, indo além da mera conformidade legal. Em sintonia com a Agenda 2030 da ONU, que visa garantir uma educação de qualidade, inclusiva e equitativa para todos (ONU,20a), reconhecemos a inclusão, acessibilidade e diversidade como pilares essenciais da sociedade contemporânea. Nossa visão é guiada pela compreensão de que, acima de tudo, somos todos seres humanos em busca dos mesmos direitos e de uma educação de qualidade.
Nosso objetivo é desenvolver projetos educacionais na FAHESP/IESVAP que facilitem o exercício da cidadania e combatam a exclusão, preparando nossos ambientes para receber pessoas com diversas características. Buscamos encurtar as lacunas entre os direitos garantidos e a participação efetiva dos alunos na instituição.
A Política Nacional para Inclusão e Acessibilidade da FAHESP/IESVAP aborda questões fundamentais relacionadas às principais formas de inclusão e acessibilidade que devem estar presentes em todas as ações. Ela se fundamenta na ideia de que a inclusão de pessoas com deficiência e neurodversas no ensino superior abrange: Ingresso, Permanência, Acessibilidade pedagógica e curricular. Acessibilidade na comunicação, Acessibilidade arquitetônica, técnica e atitudinal.
A Comissão de Inclusão e Acessibilidade do IESVAP é composta pelos seguintes integrantes: Maria Célia de Carvalho Melo – coord. NED; Tereza Cristina de Carvalho Souza Garcês - coord. Da COPPEXI; Vanessa de Brito Meneses Campelo – coord. NAPED; Diego Pereira dos Santos – psicólogo do NED; Francisca Pereira dos Santos –psicopedagoga do Internato; Iris Maria Oliveira da Silva – interprete de LIBRAS; Stella Cristina de Carvalho Souza Garcês Miranda – docente do curso de Direito e a discente Isabelle Nogueira Prado Arruda do 3º P do curso de Medicina.